Pular para o conteúdo principal

6 Mitos sobre Eleições que você precisa esquecer


A internet está cheia de informação sobre as eleições, mas muita dessa informação está errada, sendo na realidade uma “desinformação”.
Escolhemos 6 afirmações erradas sobre as eleições que você provavelmente já ouviu.
1. Voto em branco vai para quem está ganhando
O voto em branco não é um voto válido e por isso não é atribuído a qualquer candidato. Por esse motivo, ele não é atribuído a quem está na frente.
No entanto, os votos em branco podem influenciar indiretamente o resultado da eleição. Sabe como? Descubra mais aqui.
2. Votos nulos podem anular a eleição
Esta informação errada está fundamentada na confusão entre voto nulo e nulidade do voto.
Os votos nulos não são considerados válidos e por isso não contam para a apuração do resultado.
A nulidade do voto acontece quando é confirmada alguma fraude no processo eleitoral. Neste caso, a eleição pode ser anulada.
Veja quando a eleição pode ser anulada no artigo Voto Nulo Pode Anular a Eleição?
3. Nas eleições, quem tem mais votos é eleito
Nas eleições, um candidato pode ser eleito para um cargo com menos votos do que outro. Isso acontece porque existe o quociente eleitoral e partidário que influenciam o número de votos necessários para que um candidato seja eleito.
Descubra mais aqui.
4. Depois da eleição é possível saber em qual candidato o eleitor votou
Quando a eleição termina, é impresso um boletim de urna, que contém um registro com os votos e o número de eleitores (além de outras informações sobre a eleição). Esse boletim é afixado na seção eleitoral, sendo disponibilizado para os fiscais.
Os votos aparecem de forma aleatória, desta forma a Justiça Eleitoral garante que não é possível ligar o voto ao eleitor.
Ainda tem dúvidas? Veja como funciona a apuração de votos.
5. Quem não votou na última eleição não pode votar
Não necessariamente. A lei eleitoral indica que uma pessoa que não vota em três eleições consecutivas tem o seu título de eleitor cancelado, não podendo votar. Nestes casos, cada turno conta como uma eleição. Assim, se uma pessoa não votar no primeiro e no segundo turno de uma eleição, terá que votar na próxima eleição, ou terá o seu título cancelado.
O mesmo se aplica aos turnos. Quem não votou no primeiro turno, poderá ou não votar no segundo, dependendo se a ausência do voto foi a segunda ou terceira seguida.
Aprenda como consultar a sua situação eleitoral.
6. Ninguém pode ser preso durante as eleições
É verdade, porém há exceções. Cinco dias antes das eleições até 48h depois do fim da votação, eleitores não podem ser presas, a não ser caso de flagrante delito, por motivo de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVA ESTÁTUA DE SANTO ANTÔNIO EM CARIDADE ESTÁ COM 10% DE SUAS OBRAS CONCLUÍDAS

Estátua de Santo Antônio. Foto: CNE News. Após quase 30 anos com uma estátua inacabada de Santo Antônio, o município de Caridade, no Interior do Ceará, deve ganhar um novo monumento. A Superintendência de Obras Públicas (SOP), informa que as obras está 10% concluídas e têm previsão de conclusão no segundo semestre de 2022. Aposta para o turismo da cidade, a nova imagem do padroeiro deve ter 36 metros de altura, chegando a ser maior que a Estátua de São Francisco em Canindé que tem 31,3 metros. A antiga estrutura da estátua está sendo aproveitada para a construção da nova no mesmo lugar, no Serrote do Cágado, ponto mais alto da cidade. No entanto, a cabeça do santo que nunca foi incluída na estátua e ficou abandonada em uma rua da cidade desde a década de 1980 não tem destino ainda, visto que hoje tornou-se um ponto turístico na cidade. A obra tem custo de R$ 4.183.244,17 e, segundo o Governo do Estado, inclui ainda a construção de um museu, a urbanização da área do entorno com aproxima...

Mulher em Itatira descobre que marido é gay após mexer no celular dele

  Uma mulher de Itatira decidiu terminar o casamento após descobrir, por meio de mensagens trocadas no WhatsApp do marido, que ele ficava com outros homens. A mulher contou o que passou ao jornal Itatira News. “Quero que minha história sirva de alerta a todas as mulheres de Itatira. Nunca desconfiei que meu marido pegasse gays”, disse a mulher. Ela contou que o esposo pediu para ela ver um vídeo em seu celular, que ele tinha achado engraçado e deixou o aparelho com ela enquanto foi no banheiro tomar banho. “Acho que ele não se lembrou de apagar as conversas dele com o outro gay no WhatsApp”, disse a mulher que mora no distrito de Lagoa do Mato. “Depois que terminei de assistir o vídeo eu decidi então dar uma curiada no WhatsApp dele e ver as conversas. Foi quando achei uma conversa dele com um gay daqui de Lagoa do Mato marcando encontro para aquela mesma noite”, disse a mulher que tem filhos com o marido. “Eu aproveitei que ele estava no banheiro e olhei toda a conversa. Percebi...

"Estou preparada para comandar os destinos desse Município" Diz em posse a primeira prefeita mulher de Quiterianópolis

Dra. Priscila Barreto em ato de posse         Thiago Soares/Jornalista Tomou posse na tarde da última sexta-feira dia 01 de janeiro de 2021, a prefeita eleita pelo município de Quiterianópolis Dra. Priscila Barreto do (PSD) eleita no pleito de 15 de Novembro de 2020.  Priscila obteve quase 71% dos votos válidos, sendo a maior votação da história política do município, sucessora do agora êx prefeito Dr. Barreto Couto. A solenidade aconteceu de maneira  virtual nas dependências da câmara municipal, na ocasião também foi feito a entrega dos diplomas. Dr. Barreto foi eleito e reeleito prefeito, e agora conseguiu eleger sua sucessora com uma maioria esmagadora, elegendo a primeira mulher Prefeita de Quiterianópolis e sendo o único gestor a eleger um sucessor na história política do município. Diante dos resultados e do bom trabalho prestado ao município de Quiterianópolis ao longo de 8 anos, o médico Dr. Barreto entrou para o cenário político do estado, como sen...