Pular para o conteúdo principal

Em 6 eleições 4 líderes nas pesquisas venceram o pleito em 24 anos



     Thiago Soares

Seria possível alguém profetizar os resultados das eleições um ano antes?
A menos de um mês das eleições Jair Bolsonaro (PSL) lidera as intenções de votos com 32%, e Ciro Gomes (PDT) com 13 %.
Segundo as ultimas pesquisas do Data Folha realizadas um ano antes das seis ultimas eleições, entre 1994 e 2014, quatro dos candidato que lideraram as pesquisas de intenções de votos foram eleitos no segundo turno, e apenas dois candidatos favoritos no inicio da campanha não foram eleitos.
O ano de 2018 aparenta uma grande semelhança com o ano de 1994 que é um exemplo de que circunstâncias podem mudar o rumo de uma competição eleitoral.
Em dezembro de 1993, as pesquisas do Data Folha expunham Lula (32%) e Paulo Maluf (13%), ambos liderando as intenções de votos.
Lula e Maluf tinham disputado as eleições anterior, em 1989, na qual Fernando Collor venceu Lula no segundo turno, e Maluf terminou em quinto lugar no primeiro turno.
Lula se fortaleceu com o impeachment de Collo de Melo e Paulo Maluf havia vencido as eleições para Prefeitura de São Paulo em 1992.
No fim de dezembro de 1993 Henrique Cardoso (PSDB), então Ministro da Fazenda com 10%, aparecia como terceiro colocado nas pesquisas.
O sucesso do Plano Real em 1994 chefiado por Fernando Henrique Cardoso levou-o à vitória das eleições daquele ano em primeiro turno com 54,2% dos votos contra Lula (25,4%) e Paulo Maluf não foi candidato.
Em 2009 José Serra liderava as pesquisas com 37% e Dilma Rousseff marcava 23%.

Candidatos a presidente/2018 Fonte: Gazeta do Povo


Com o crescimento econômico no final do mandato de Lula, seu apoio foi a gota d’água para a vitória de Dilma em 2010.
Em três dessas eleições candidatos disputavam a reeleição, FHC (1998), Lula (2006) e Dilma em 2014, por esse motivo os resultados eram bem previsíveis.
Mas já houve casos em que o segundo colocado nas pesquisas realizadas um ano antes, não teve resultados favoráveis nas eleições no ano seguinte. O ano de 2001 é exemplo, enquanto a disputa entre Lula (36%) e Ciro Gomes (14%, então no PPS), José Serra (PSDB), então Ministro da Saúde era o quarto colocado com 10% das intenções de votos, a crise de popularidade de FHC tornou-se um fantasma na campanha de Serra.
Mas a situação se inverteu e Serra foi ao segundo turno com Lula, e Ciro findou em quarto lugar.
Por mais que as pesquisas apontam possíveis resultados, nunca se pode prever uma eleição, a exemplos já citados é possível que todo um resultado previsto possa seguir caminhos diferentes. As eleições deste ano não está isenta de possíveis mudanças.
Não se viu algo parecido Desde o fim da ditadura militar, as eleições 2018 caminha para a disputa mais imprevisível, tanto por conta das dúvidas que pairam sobre os lideres atuais quanto por a pulverização dos candidatos.
Na pesquisa do Data Folha realizada em dezembro de 2017 Lula liderava com 34% a 37% das intenções de votos contra Bolsonaro (17% a 22%).
Mas a situação mudou completamente após a condenação de Lula por corrupção e lavagem de dinheiro, e resultou no indeferimento de sua candidatura, colocando na cabeça da chapa o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que está com grande dificuldade para herdar seus votos.
Se as eleições fossem hoje segunda a pesquisa do Data Folha divulgada nesta segunda (10) Bolsonaro (PSL) e Ciro Gomes (PDT) estariam no Segundo turno.


Fonte: Banco Central
Casa da Moeda
Folha de São Paulo
Data Folha
Globo.com
G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atos políticos exibindo bandeira "Lula livre" e críticas ao atual governo são permitidas na 2a novena de São Francisco

Imagens da Novena de S. Francisco. Foto: Reprodução do Facebook. Thiago Soares Na noite desta quinta-feira 26, a segunda novena de São Francisco foi transformada em um ato em defesa do político Luiz Inácio Lula da Silva que foi condenado por Corrupção e lavagem de dinheiro, na ação penal envolvendo um triplex no Guarujá-Sp, em abril de 2018. A manifestação foi realizada por membros do Movimento Sem Terra (MST) enquanto participavam da novena dedicada a eles, na oportunidade eles gritavam "Lula livre" faziam críticas ao presidente Jair Bolsonaro, e também se ouviu frases envolvendo o nome de Marielle Franco que foi morta no Rio de Janeiro. O fato tem repercutido nas redes sociais, e Grande parte dos fiéis mostraram indignação .

Morre radialista canindeense vítima de Corona Vírus

  Faleceu na madrugada desta sexta-feira (22) o Radialista Renato Freire Caetano, vítima de complicações causadas pelo Corona Vírus, ele estava internado há mais de 1 mês no Hospital Leonardo da Vinci em Fortaleza. Renato Caetano, como era conhecido, além de radialista era técnico em eletrônica, e Sonoplasta, ele foi um dos pioneiros na rádio Jornal de Canindé, onde ainda era ativo há mais de 40 anos. Além de um grande profissional, ele foi um grande amigo de toda a nossa equipe, e ajudou muitos profissionais canindeenses a dar o seus primeiros passos na comunicação Cearense. Deixamos nossas condolências a todos os seus familiares, e que Deus conforte a todos.   Ass. Jornalista Thiago Soares.

Prefeito de Canindé Celso Crisóstomo diz que irá pagar todos os Contratos que estão em atraso

    Na tarde desta segunda feira (2) o Prefeito de Canindé Celso Crisóstomo, após audiência com o Ministério Público Municipal de Canindé, cujo assunto principal em pauta era resolver os problemas com relação ao pagamento dos servidores contratados, em entrevista Coletiva a Imprensa Local  o Prefeito assegura que o município irá pagar todos os contratos que estão atrasados, mas segundo ele ainda não tem previsão. Acompanhe na Íntegra a entrevista completa: